segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Quanto vale a vida?

Quanto vale a vida? ❤❤❤

Olá!
O e-mail de hoje é um pouco diferente e um pouco mais reflexivo, pois eu gostaria que você responde-se mentalmente a seguinte pergunta:
Quanto vale a vida? 
Daqui a pouco eu te explico o porque dessa pergunta...
Mas já posso te adiantar que ela tem relação com a pergunta que fiz no final do último e-mail que te enviei, onde eu perguntava quais eram os seus maiores medos em relação aos problemas de saúde relacionados com o sobrepeso e a obesidade.
Passei o final de semana analisando todas as respostas que recebi, uma por uma e fiz um ranking com os três medos/problemas mais citados, são eles:
  1. Diabetes
  2. Hipertensão e Doenças Cardiovasculares
  3. Ansiedade e outros problemas emocionais como estresse, depressão etc.
Esses foram os tópicos mais citados em todas as respostas que recebi, mas também teve muita gente falando sobre esteatose hepática, dores nas articulações, osteoporose e outros.
Muita gente também relatou ter medo de problemas relacionados diretamente com o processo de emagrecimento - como por exemplo: efeito sanfona, medo de não conseguir manter uma dieta com baixo consumo de carboidratos no longo prazo, medo de engordar por questões estéticas etc.
E no meio dessas respostas, muitas pessoas disseram ter bastante medo de desenvolver uma dessas doenças ou problemas em um futuro próximo. Alguns até relataram temer determinados problemas por já existirem casos de morte na própria família, devo confessar que essa foi a parte triste de ler! =/
Mas por outro lado teve a parte que me deixou bem feliz, pois foi a parte em que várias pessoas relataram já ter melhorado diversos quadros de saúde simplesmente mudando para uma alimentação com baixo consumo de carboidratos. 
Várias pessoas me agradeceram e me disseram que o meu conteúdo foi ou ainda está sendo muito útil para a melhora de suas vidas. Ler esse tipo de coisa sempre me deixa muito emocionado e feliz. Ainda mais quando as pessoas dizem que já não precisam mais de tantos remédios como antes.
Mas foi justamente aí, quando li todas essas respostas, que eu lembrei de uma música que eu gosto muito chamada "quanto vale a vida" da banda Engenheiros do Hawaii - dá qual eu sou muito fã por sinal. =)
Eu sempre escutei essa música, desde adolescente, prestando bastante atenção na letra e refletindo muito sobre o que ela diz. Tem um trecho bem marcante e que eu gosto bastante que faz o seguinte questionamento: 
"Quanto valia a vida perdida sem razão?"
Lembrei muito desse trecho da música enquanto eu lia as respostas de pessoas me relatando já terem perdido entes queridos, ao mesmo tempo em que outras pessoas me relatavam que estavam melhorando de vida por conta de certas informações que eu havia fornecido...
Fiquei pensando que talvez algumas informações valham uma ou mais vidas ou pelo menos um tempo a mais de vida para algumas pessoas. E fiquei pensando no tanto de vidas que já se perderam sem razão. Ou seja, vidas que se foram por falta de informações adequadas que poderiam ter mudado o jogo completamente.
Entretanto, o mais triste disso tudo é saber que esse problema acontece, em muitos casos, por interesses econômicos das indústrias (alimentícia e farmacêutica) e decisões irresponsáveis de órgãos e governos que deveriam nos proteger, mas que aparentemente estão mais interessados em servir a tais indústrias.
Com isso em mente, eu te pegunto novamente:
Quanto vale a vida? 
Não precisa me responder diretamente! Faça esse exercício mental aí com você mesmo. Mas com tudo que foi exposto nesta mensagem, eu tenho certeza que você passará a dar muito mais valor ao poder do conhecimento - não precisa ser necessariamente os conhecimentos que eu tenho te entregado nos últimos dias. 
Estou falando de qualquer conhecimento que te ajude a melhorar de vida! Qualquer conhecimento que você tenha investido tempo ou dinheiro para adquirir.
Tenha certeza que todas essa carga diversa de aprendizado é o que te diferencia e te torna melhor a cada dia. =D
Bom, então é isso! Esse e-mail não tem link nenhum porque como eu disse, no início, esse é um e-mail diferente e tinha a intenção apenas de fazer essa reflexão que eu realmente achei bem pertinente.
Mas se você quiser conhecer a música completa dos Engenheiros do Hawaii, basta clicar AQUI para escutar e ler a letra completa. 
Grande abraço e sucesso,
Glauber Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário