sexta-feira, 17 de março de 2017

O perigo dos óleos vegetais



Um dos mais expressivos nomes da medicina mundial é o cardiologista Aseem Malhotra, que tem um marcante trabalho no campo da nutrição relacionada a saúde cardio vascular. Ativista, está em plena campanha contra o consumo de alimentos que possam ser prejudiciais a saúde como o açúcar, carboidratos simples, e óleos vegetais industrializados. O breve artigo a seguir, na verdade um conselho pessoal, é mais uma de suas recentes divulgações na mídia de temas médicos.

A tóxica verdade sobre os óleos vegetais

Publicado em 04/03/2017

Título do original:

The toxic truth about vegetable oil


Quando eu vou ao meu restaurante indiano local, sempre peço ao garçom para garantir que meu frango jalfrezi, o espinafre com curry e a lentilha daal sejam preparados em ghee, e não em óleo vegetal. Atualmente eles me conhecem, então não fico mais aborrecido ou desconfiado. Isso me ajuda a dar uma dica generosa. Mas que vale a pena. Como um cardiologista que tem foco na obesidade e na saúde do coração, não existe nenhuma forma de que possa colocar a minha saúde em risco por consumir os venenosos compostos que são criados quando os óleos vegetais são cozidos em fogo forte. Infelizmente, os amantes do curry no Reino Unido e a grande maioria dos indianos subcontinentais estão fazendo exatamente isso - eles abandonaram a tradicional ghee (uma espécie de manteiga clarificada) em troca dos óleos vegetais "mais saudáveis". O resultado desta tendência tem sido desastroso - impulsionando para taxas mais altas de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.
Atualmente estudos mostram que o óleo de girassol, o óleo de milho e outros óleos vegetais são instáveis ​​a alta temperatura e rapidamente se decompõem a um aldeído tóxico que está ligado a um elevado risco de desenvolver câncer, entre outras coisas. Um estudo recente mostrou que cozinhar em óleo vegetal por apenas 20 minutos, produziu 20 vezes os níveis permitidos de aldeído recomendado como limite máximo pela Organização Mundial da Saúde. Quando eu vejo alguém que de outra forma é saudável fritando uma saudável couve e tofu em óleo de girassol, eu me desespero como boas intenções podem dar tão erradas.
Durante anos, pensamos que os óleos vegetais, incluindo óleo de girassol e óleo de milho, eram melhores do que manteiga e gorduras de origem animal. Mas a maré da opinião mudou e as mais recentes evidências científicas revelam que os produtos lácteos realmente protegem contra doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Infelizmente, a notícia chegou tarde demais para os milhões de pessoas que agora evitam o leite integral e a manteiga, porque acreditam que são ruins para elas.
Atualmente eu sempre aconselho meus pacientes para efetivamente evitarem comer quaisquer óleos vegetais industriais. O azeite virgem extra prensado a frio, no entanto, irá proteger o seu coração e dar-lhe um impulso adicional quando se trata dos antioxidantes que ajudam a limpar os radicais livres prejudiciais no sangue. Mas a grande maioria dos óleos vegetais não vai ajudar, apesar das afirmações de que eles ajudam a reduzir o colesterol. Uma análise recente do BMJ (Jornal Britânico de Medicina) descobriu que, mesmo se os níveis de colesterol diminuírem em uma dieta com margarinas de óleo vegetal, não existe nenhum benefício decisivo para a saúde cardíaca mas sim uma tendência mais preocupante para o aumento do risco de morte.
Então, minha mensagem é adicionar seu azeite prensado a frio em seu pepperoni para a (saudável) satisfação do coração, mas ficar com a manteiga (e a ghee) quando você quer criar uma crepitante iguaria frita.

Dr. Aseem Malhotra

Nenhum comentário:

Postar um comentário